7 estratégias de logística para e-commerce de pequeno e médio porte

Uma estratégia de logística eficaz é a melhor maneira para ter sucesso no seu e-commerce, pois sem ela, você pode estar perdendo dinheiro. Se o seu carrinho estiver sendo abandonado frequentemente, a principal razão pode ser a logística e a entrega. Abaixo você confere 7 sete ações para você incorporar à sua estratégia de logística para ajudar a gerar uma economia significativa para sua empresa e aos seus clientes.

1 – Calcular o peso cubado

O peso cubado serve para medir a densidade da carga. Ele compara o tamanho com o peso real do pacote. Depois de comparar o peso cubado com o peso real, a taxa será calculada pelo maior desses dois valores. Esse será o peso considerado.

2 – Negociar com as transportadoras

A negociação de preços é relativamente simples: quanto mais envios você tem, menos você paga. Se você não está enviando quantidade suficiente para ter uma taxa mais competitiva, sua melhor opção é fazer uma boa previsão do volume de entregas com base na projeção das suas vendas.

3 – Escale sua loja por meio de um operador de fulfillment

Avalie usar os serviços de um operador de fulfillment. É um tipo de empresa especialista em logística. Basicamente ela faz o seguinte: recebe as mercadorias dos seus fornecedores; armazena; faz a gestão de estoque; importa os seus pedidos; separa os produtos; embala os pacotes dos seus clientes; faz a expedição, a gestão das entregas e dos fretes.

4 – Oferecer frete grátis com um valor mínimo de pedido

O primeiro passo para isso é estabelecer um valor mínimo. Embora você esteja absorvendo parte do custo da entrega, o ticket médio de seus pedidos vai aumentar e irá compensar a diferença no frete. No entanto, antes de sair oferecendo frete grátis por aí, analise as margens dos seus produtos e faça o mapeamento para as regiões viáveis à oferta da gratuidade do transporte. 

5 – Cobrar o valor da entrega dos seus clientes

Permita que seus clientes saibam que os fretes são os melhores possíveis e que você não está ganhando nada em cima da logística e da entrega. Transforme esse ponto negativo sobre os valores de frete em uma relação de confiança com a sua marca, que pode ser construída durante a jornada de compra.

6. Promover o frete fixo

Dependendo do tamanho e do peso dos seus produtos, o frete fixo pode ser uma boa opção. Você pode oferecer frete fixo aos clientes com base no tamanho, no peso ou na quantidade total de itens.

7 – Analisar a rentabilidade dos produtos sem contar com o custo de frete

É bom pesquisar a opção de entrega mais econômica com base no tamanho, peso e valor dos seus produtos, muitas vezes esquecidos por pequenas empresas. Geralmente eles não fazem essa análise da rentabilidade com adição correta dos custos de logística e frete antes de comprá-los.

 

Para ler a matéria na íntegra, clique no link abaixo:

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